sábado, 4 de maio de 2013

Necessários patrocínios e investimentos em Projetos de Tecnologia.BR

É mais que necessário, que num momento de turbulência na economia global, o governo brasileiro invista forte na "Tecnologia. BR". Programas como o Juro Zero (FINEP) para a inovação em tecnologia e gestão das empresas de tecnologia deveriam ser ampliados ao invés de tornarem-se cada vez mais raros em especial na região sul, berço do empreendedorismo tecnológico no Brasil.  

Bolsas-de-estudo para especialização tecnológica nos exterior. Um investimento estimado em cerca de US$ 2 bilhões até 2014, beneficiando até 100 mil estudantes brasileiros - mas é bom ver quantos destes alunos voltam ao Brasil para agregar valor aqui. Lê-se e ouve-se muitos discursos sobre a abundância de verbas e a falta de Projetos. Com uma convivência próxima e de muitos anos, à incubadoras e pólos tecnológicos em SC, nunca entendi muito bem estas falas políticas e curiosas. Nesta mesma linha, ouve-se falar de vultosos valores para grandes Projetos (BNDES, PAC, etc ..) mas não há disponibilidade para valores em torno R$ 250 mil para capital de giro e/ou investimento às pequenas e médias empresas. 

A figura inspiradora acima (clique na fig. p/ ampliar) mostra alguns exemplos vencedores no esporte (... todos num passado recente fizeram investimentos próprios, um grande esforço pessoal, pois sempre houve falta de patrocínios e investimentos. Mas falando-se de tecnologia além da falta de crédito já citada, há ainda a grande evasão de cérebros e bons projetos por falta de incentivo. Nos Posts: http://www.gestaoebt.com.br/blog/?p=3658 .. http://www.gestaoebt.com.br/blog/?p=2918 .. http://www.gestaoebt.com.br/blog/?p=1433 - apresentamos nossa reflexão e alertas para questões relevantes sobre esta temática.  
E para finalizar, há uma outra questão importante e sensível: basta uma breve consulta no Google, para ver quantas opções de empresas e agências recrutando estrangeiros especializados para trabalhar no Brasil - a aí ficam as perguntas: O 1º mundo defende duramente os empregos deste segmento e nós, como agimos ? Será que de novo vamos reviver aquele antigo personagem da TV "o brasileiro bonzinho" ? - É uma fatia nobre de empregos bem remunerados que precisamos reservar para nossos cientistas da computação, físicos, matemáticos, engenheiros e outras áreas de ponta.E particularmente sei de bons profissionais de tecnologia fora do mercado por falta de empresas nacionais na área. Em várias trabalhos no meu Projeto "HT Coaching" temos nos deparado com esta situação - das empresas estrangeiras darem preferência aos seus especialistas ao invés dos nossos tão ou mais bem preparados que os estrangeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário