segunda-feira, 13 de maio de 2013

Educação e postura financeira dos brasileiros.

O UOL apresentou em 13/05/2013 um artigo com o título: "Renda mais alta não melhora comportamento financeiro do brasileiro, diz estudo".  
Os brasileiros tem conhecimento sobre conceitos financeiros, mas não aplica essas noções no seu dia a dia, apesar do aumento da renda e acesso ao crédito. Numa 1ª  pesquisa do indicador de educação financeira lançada pela Serasa Experian, o brasileiro ganhou nota 6,0 na média geral.

Para o economista da Serasa Luiz Rabi, o acesso ao crédito ainda é recente para o consumidor do país, o que explica, em parte, a dificuldade em se planejar.Os principais problemas identificados pela pesquisa foram gastos maiores que renda, falta de poupança e de planejamento do futuro. 
"O brasileiro conhece razoavelmente bem o tema, sabe como deveria se comportar, mas na hora de colocar na prática ele se atrapalha", diz.O indicador foi dividido em três fatores: conhecimento = quanto o consumidor sabe; atitude = o que ele diz que faz; e comportamento = o que ele realmente faz. As médias foram respectivamente: 7,5 (conhec.), um bom resultado. No quesito comportamento, ela cai para 5,2; e na atitude a média foi 6,3. Vejam o PDF com as 10 dicas dos economistas no meu Blog - http://www.gestaoebt.com.br/blog/?p=7634

Nenhum comentário:

Postar um comentário